Já faz alguns meses que deixei de fazer a unha e principalmente de tirar a cutícula. Além de economizar uma boa grana, sinto minhas unhas muito mais fortes e saudáveis.

A cutícula é super importante para a proteção das unhas, sem ela a nossa unha fica exposta a todas as agressões externas como bactérias, fungos e químicos além de prejudicar a matriz ungueal (raiz da unha) deixando-a mais fracas.

Quando bem hidratadas as cutículas ficam com uma aparência bonita e com o tempo sem tirá-las elas deixam de crescer (aquela velha história… quanto mais você tira, mais o corpo fabrica) e ficam bem fininhas, quase imperceptíveis.

Claro, tem aquele tempinho de adaptação mas vale a pena. Aprender a respeitar nosso corpo é um grande desafio mas é libertador.

Meu programa de beleza para as unhas é bem básico, são 3 passos para o sucesso! rs

1 – Esfoliar 

la do mato saboaria natural unhas 3

1 colher de chá de açucar

1 colher de chá de óleo de amêndoas

Misture os ingrediente e faça uma pequena massagem na cutícula, deixe a misturinha agir por alguns minutos e enxágue, para ser feito a cada 15 dias.

2 – Hidratar

la do mato saboaria natural unhas

1 colher de chá de manteiga de karité

1 colher de chá de azeite extra virgem

Deixe a manteiga bem macia, pode ser em banho maria ou no microondas, misture bem com o azeite e deixe na geladeira por 5 minutos. Aplique o creme nas cutículas diariamente antes de dormir. Essa receita dura 1 semana na geladeira.

3 – Fortalecer

la do mato saboaria natural unhas 2

3 colheres de sopa de Cavalinha

500ml de água

Deixe a cavalinha fervendo na água por 20 minutos e desligue o fogo, com o chá morninho coloque as unhas e deixe as descansando por 10 minutos. Se sua unha estiver bem fraquinha, o ideal é fazer toda semana, se não, uma vez no mês está ótimo.

Obs. O chá de cavalinha quando ingerido tem inúmeros benefícios como hidratante da pele e do organismo, recupera ferimentos, úlceras e aftas e deixa a unhas e o cabelo bonitos e fortes. Então, vc pode separar uma xícara dessa mistura para beber.