Argila é um mineral formado a partir da degradação de uma rocha, por conta da sua exposição ao vento, água, e contato com a vegetação e outros componentes químicos ao longo dos anos, esse mineral é alterado tanto em cor quanto em composição.

As argilas tem propriedades terapêuticas e traz muitos benefícios para a saúde, seu uso é muito antigo geralmente usadas para tratr ferimentos hoje é muito usada por seus benefícios estéticos.

 

Exitem diversos tipos de argila tanto sua cor quanto a composição e benefícios dependem da região onde foram extraidas, por isso é muito importante saber a finalidade desejada antes de usá-la.

Entre os benefícios da argila para pele, está seu poder antiidade, limpeza, esfoliação e também de suavizar manchas na pele. Elas também ajudam a acalmar inflamaçnoes e ativar a circulação melhorando a vitalidade da pele.

Na nossa nova coleção de sabonetes usamos 3 argilas muito benéficas para a saúde, confira abaixo seus benefícios:

Argila Dourada
Está presente no nosso sabonete de argila dourada & laranja,ela pode ser usada em todos os tipos de pele, no entanto, é mais indicada para peles secas e maduras por conta de sua ação. Por ser rica em dióxido de silício, um importante elemento catalisador para a formação da base de colágeno da nossa pele, a argila dourada aumenta a elasticidade da pele e combate as rugas além de proporcionar nutrição, ajudar na reconstrução celular, retardar o envelhecimento e rejuvenescer a pele.
O silício também atua como adstringente, desintoxicante e purificante – essas propriedades ajudam a reduzir inflamações e proporcionam efeito calmante, ótimo para peles irritadas. Também tem ação cicatrizante devido ao alumínio presente que inibe o desenvolvimento de bactérias que podem causar espinhas e celulites .

argila

Argila Roxa
A argila roxa é rica em magnésia, age na hidratação e estimula a produção de colágeno e mantém a pele jovem, ela aparece no nosso sabonete de argila roxa & alfazema. Ela também melhora o tônus muscular, a textura e a firmeza, além de revitalizar a pele cansada. Por ter ação desinfetante, emoliente e suavizante, a argila roxa é usada em peles envelhecidas, desvitalizadas, sensíveis, desidratadas, cansadas e sem viço. Ao ser utilizada no corpo, esta argila ajuda na queima de gordura localizada e na drenagem de celulite, além de combater a flacidez devido ao seu efeito tensor.

Argila Verde
A argila verde é uma das mais utilizadas para os cuidados com o corpo e é a que contém o maior número em variedade de componente. Por possuir diversos componentes, apresenta muitas propriedades benéficas à saúde, ela aparece no nosso sabonete de argila verde & alecrim e é indicada para peles oleosas e com acne pois tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante.
Possui pH neutro, elimina as toxinas das células e favorece a renovação celular, quando aplicada no corpo pode trazer alívio de dores articulares e muscular devido à propriedade analgésica e anti-inflamatória.

argila-2

Outras argilas
Vermelha – tem poder idratante, previne o envelhecimento da pele,reduz medidas quando utilizada no corpo, ativa a circulação e tem poder antiestressante.

Branca – a mais suave de todas pois te PH muito parecido com o da pele, tem efeito clareador e é indicada somente para o rosto. Eu uso a argila branca na minha paste de dente natural, por conta do manganês ela tem um ótimo efeito anti-inflamatório

Rosa – indicada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, alérgicas ou irritadas, desidratadas, acneicas e com vasinhos e rosáceas.

Preta – Raramente encontrada, é a mais nobre de todas. A argila preta é utilizada para a desintoxicação da pele; principalmente peles oleosas.

argila-3

As argilas também podem ser usadas como tratamento capilar pois ajuda na circulação sanguínea, acelera o crescimento dos fios, regula a oleosidade do couro cabeludo, desobstrui os folículos capilares e limpa profundamente os cabelos absorvendo toxinas e removendo células mortas.

Como usar?
Escolha o tipo de argila mais indicado para sua pele, adicione água mineral ou algum chá até ficar uma pasta bem cremosa, aplique no rosto e espere secar, ao secar retire com água corrente e não aplique nada na pele por pelo menos 2 horas. Para usar essa mistura no cabelo, é só repetir o procedimento e aplique a pasta cremosa somente no couro cabeludo, deixando agir por 20 minutos.