SPRAY DESINFETANTE PARA AS MÃOS

Em tempos de Covid 19 e agora que ficamos "viciados" em higienizar as mãos, vale a pena ter essa receita caseira para economizar e/ou para ter uma opção mais saudável e sustentável.

Os produtos ditos bactericidas industrializados acabam por eliminar todas as bactérias da pele, inclusive as boas que ajudam na manutenção da nossa imunidade e também na saúde da pele por isso não são as melhores e mais saudáveis alternativas.

Os ingredientes químicos maléficos para a saúde frequentemente encontrados em produtos bactericidas são triclosan e triclicarban que já são proibidos pela FDA nos Estados Unidos por oferecer perigo com seu uso a longo prazo.

Conhecido por ser bactericida, o triclosan já foi associado a disfunções hormonais e pode também fazer com que as bactérias fiquem mais resistentes aos antibióticos. Fora isso, estudos em animais sugerem que a exposição à substância teria ligação com maior risco de câncer.

Já o triclocarban possui um alto potencial de se bioacumular nos seres vivos, experimentos realizados com exposição oral ao triclocarban em animais indicaram mudanças na química do sangue, anemia, aumento do fígado e do baço e podem induzir desequilíbrios hormonais.

Aqui no Brasil a Anvisa permite o uso dessas substências em 1,5% da composição nos produtos.


FAÇA O SEU!





Spray Desinfetante para as Mãos


Ingredientes

10 gotas de óleo essencial (blend = 5 limão, 3 eucalipto e 2 tea tree)

30ml de álcool de cereais

1 frasco âmbasr com válvula spray


Modo de Preparo

Adicione os óleos essenciais no frasco e depois o álcool de cereais, agite bem sempre antes de usar, borrife nas mãos e espere secar.


5 visualizações0 comentário