Da série lugares do sonhos, vamos falar de um cantinho mágico no México… Tulum <3

Tulum é a Caraiva mexicana, de longe o lugar menos pop e mais roots da Riviera Maya, por isso nada de perder tempo em Cancun e Playa del Carmen, quer ser feliz? Vai pra Tulum!

tulum 2

Fica no estado mexicano de Quintana Roo, na Península de Yucatán, muito conhecida pelas ruínas a beira-mar. Foi uma das últimas cidades construídas e habitadas pelos Mayas.

Fui a primeira vez em 2012, foi rápido mas esse lugarzinho ganhou meu coração e voltei para o Reveillon de 2013/2014.

O aeroporto mais perto é o de Cancun mas como a gente gosta de uma aventura fomos até a Cidade do México (só para conhecer La Casa Azul – assunto para putro post!) e cruzamos o México de ônibus até Tulum, a viagem foi longa mas a estádia em Tulum compensou as quase 24horas de viagem. rs

tulum 3

Tulum tem uma área mais granfina perto da praia, minha dica é ficar no centrinho (Pueblo) onde tudo acontece e fica a 10 minutos da praia. Restaurantes, feirinhas e barzinhos a noite. Não existe nada maravilhoso, mas as opções são justas e mais baratas que na beira mar.

A locomoção para a praia pode ser de bike, táxi ou van. Se informe direitinho porque no México as praias tem espaços públicos e privados (nesses se paga uma taxa para entrar).

Durante o dia aproveitamos a praia, digna de cinema! Ótima para caminhar, mergulhar e de águas calmas e transparentes, fomos aos cenotes e visitamos as ruinas.

tulum

Para visitar as ruinas paga-se cerca de 60 pesos, vale muito a pena. O lugar é lindo, conservado e o único que tem uma pirâmide na beira da praia, é bem movimentado porque muitas pessoas que ficam em Cancun e Playa passam o dia por alí, mas como eu disse o visual vale MUITO!

No mais é praia, água azul, margueritas e sol <3 Precisa de mais?

DICAS
Leve dinheiro, poucos lugares aceitam cartão.
Leve Pesos e não dólares
Paciência no aeroporto, as malas passam por inspeções de raio x e até cães farejadores, então as malas demoram muito para serem liberadas.
Coma no restaurante Camellito, a melhor comida de Tulum, sabe daquelas feita pela vovó?

obs. A qualidade das fotos não está boa, então multiplica essa beleza por 10 tá! <3